Ícone WhatsApp

11 2296-3399

O pão e a sua origem

Há muitas histórias e diversas pesquisas para tentar determinar a origem do pão, que é o alimento mais popular do mundo. O local de origem – apontam muitos estudos – foi a Mesopotâmia, local onde hoje fica o Iraque, no Oriente Médio, 6.000 anos atrás. A massa dura e amarga, feita à base de farinha de trigo, somente ganhou leveza com o processo de fermentação. A técnica foi desenvolvida por volta de 4.000 a.C. pelos egípcios.

De lá para cá, muita coisa mudou com a sofisticação da panificação, que transformou o pão em alimento essencial no mundo inteiro. Assim, sabores, tipos e uma infinita variedade são encontrados nos quatros cantos da Terra, entre os quais o brasileiríssimo pão francês....

Curiosidade: Marrocos é o país onde mais se come pão – em média 100 kg de pão por habitante. Muito acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que aconselha que o total não ultrapasse 50 kg por habitante/ano. Os uruguaios são os que mais se aproximam do ideal: consomem 55 kg por pessoa/ano.